Por Cristiane Pagliuchi
Eng. cosmética
Idealizadora da loja conceito Aromastock
Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.
Nossos ancestrais sempre fizeram uso de tudo que a natureza sempre ofereceu para o benefício da saúde e do bem-estar.
Sim, as plantas são poderosas.
E cada vez mais se faz necessário reconhecer que precisamos dela, a Mãe Natureza é essencial na vida das crianças e dos adultos.
Pisar na terra molhada, sentar na grama, sentir o cheiro de chuva ou, em tempos de pandemia, usar e abusar da aromaterapia para trazer todo o potencial das plantas.
Menta Piperita e Erva-Doce fotografadas na Fazenda das Lavandas.
Os óleos essenciais podem ser utilizados diariamente para apoiar sua saúde. Não são complicados, sinceramente fazer dele parte da sua rotina é uma missão fácil e muito prazerosa. A pandemia nos fez obrigou a lidar com a nossa própria companhia e dar atenção para o “eu” interior, lembrar da importância de cuidar de nós mesmos, nos amarmos em primeiro lugar torna o aprendizado no uso dos óleos essenciais algo muito íntimo e muito valioso. Que tal investir nessa experiência?
Mas como usar? Será que preciso? Qual a dosagem segura?
Em linhas gerais de forma simples, para dormir e acalmar nada melhor do que a lavanda. Melaleuca mundialmente conhecida para imunologia, fungos, micoses, cortes, esfolados e acnes. Massagear as pernas com óleos prontos específicos para atividades físicas antes da sua rotina de caminhada ou atividades de fortalecimento muscular. Alecrim para estimular, agir como tônico circulatório e reduzir a queda pontual de cabelos. Quantas possibilidades!
Que tal a laranja doce no difusor para equilibrar seu humor, trazer mais alegria e reduzir a tensão?
E o cravo-da-índia é o antioxidante mais poderoso da natureza e é uma ferramenta para atuar beneficamente em alguns tipos de fungos?
Mas de onde vem tanta riqueza?
Os óleos essenciais são a forma mais concentrada de energia das plantas (cascas, sementes, folhas, flores, caules, raízes...) são a “proteção” delas.
Mas é fundamental que a extração dos óleos essenciais seja feita da maneira correta, assim como o cultivo. Mesmo sendo produtos vindos da natureza, o uso dos óleos essenciais não pode ser feito sem cuidados ou de forma indiscriminada. É fundamental que você pesquise os fabricantes, consulte a procedência dos produtos e estude. Pesquise, consulte nossas dicas.
Importante saber como aplicar, se especializar nas técnicas e usar os óleos essenciais de forma segura e consciente.
Indicamos sempre menores dosagens e que funcionam.
Qual a maneira correta de usar?
Ambiente e/ou corpo (Aromaterapia completa)
No ambiente os óleos essenciais devem ser usados na difusão aérea através de difusores a vela, com lâmpada, tomadinha ou ultrassônicos.
Proporção: 10 ou 15 gotas para até 3 horas de Aromaterapia.
Laranja Doce é o óleo da vez! Excelente para aqueles dias em que você está desmotivada e melancólica.
Você pode usar o óleo essencial diretamente na pele associado a um óleo vegetal, gel ou creme neutro, nesse caso o melhor momento é após o banho de noite ou antes de dormir.
Proporção ideal 5ml de óleo base para 2 gotas de OE.
Para relaxar e ajudar em momentos depressivos e com pensamentos repetitivos, abuse da lavanda ou grapefruit. Segredinho para mulheres maduras, associe o óleo essencial de lavanda ao óleo essencial de gerânio. Sucesso absoluto, você vai se apaixonar-se pela aromaterapia!
Visite a AromaStock online ou a loja física em Pinheiros/SP. Lá você encontrará diversas linhas de produtos voltados para o cuidado da saúde e bem-estar, óleos essenciais, óleos vegetais, difusores, linha de desodorante natural, aromatizadores de ambiente, os maravilhosos protetores higiênicos reutilizáveis da Pachamana, cosméticos da Biozenthi, linha capilar da LiveAloe... vale sua visita!
Fonte: Blog AromaStock https://www.aromastock.com.br/post/natureza-que-te-quero
Comments