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  • Cristiane Pagliuchi

Insônia e falta de energia no dia seguinte

Como usar corretamente os óleos essenciais beneficiando você e toda a sua família.


Por Cristiane Pagliuchi

Eng. cosmética

Idealizadora da loja conceito Aromastock

Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.



O que é insônia?

A insônia é um distúrbio que prejudica o sono, a capacidade de adormecer ou de permanecer dormindo durante a noite.  

A principal reclamação de quem sofre de insônia é a dificuldade de dormir, de atingir o relaxamento através do sono, e permanecer dormindo para se sentir descansado e pronto para as atividades do próximo dia.

Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), 73 milhões de pessoas sofrem de insônia no Brasil.


Existem diversos tratamentos para a insônia, mas no geral, temos de identificar quais os hábitos que a pessoa tem no seu dia a dia, para podermos pontuar melhor as causas e posteriores soluções para cada um individualmente.


Vamos começar pelos hábitos alimentares, seguir, pelas rotinas de pensamentos e de atividades físicas. Dentro desse universo, incluiremos como ferramenta terapêutica, o uso dos óleos essenciais.

O primeiro passo para “combater a insônia” é definir o problema para intervir de forma certeira na solução.


A alimentação ideal deve ser sempre equilibrada, com todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Comer adequadamente logo de manhã, com uma refeição rica em fibras, frutas e baixo teor de carboidratos, almoçar na quantidade ideal ao seu peso e atividades físicas e, por fim, terminar seu dia com uma leve refeição, é essencial para você dormir bem. 


À noite, dê preferência às sopas e comidas leves, sem saladas e carnes, o que fará toda a diferença no seu humor e descanso.

Ter horários bem definidos e seguir uma rotina disciplinar, proporcionará a você benefícios inúmeros.


Sugiro levantar cedo, sempre no mesmo horário, entre seis e meia até no máximo oito horas, almoçar das 12h30 até no máximo as 14h e jantar entre 19h30 e 21h seria o ideal, se você quer adormecer por volta das 22h30 ou 23h30 em média.

Evite cafeína, fumo, medicamentos pesados, álcool, termogênicos, doces e chocolates, principalmente no final de tarde, inicio de noite.  Não aconselho cochilos durante o dia.


De preferência aos chás naturais que ajudam no relaxamento e digestão, como erva doce, camomila, lavanda, passiflora, melissa e valeriana. Beba bastante líquidos e água, pelo menos 1,5 litro por dia.


Devemos incluir na nossa rotina, um novo olhar para o mundo, cheio de esperança, positividade e gratidão, e não focar nos problemas, negatividade e pensamentos repetitivos, sem soluções imediatas ou tangíveis.


Quando estamos numa frequência intensa, há um aumento do nível de cortisol em nosso organismo, o que dificulta a gestão de nossas emoções da forma correta.

Usar o celular, interagir nas mídias sociais e assistir TV com noticiários sensacionalistas podem interferir na sua tranquilidade e qualidade do sono, proporcionando insegurança, ansiedade e consequentemente atrapalhando no seu momento de descanso.

Use a sua cama para descansar ou para namorar, mas nunca como ambiente de trabalho ou laser.


Exercícios físicos diários por 30 min no mínimo, ajudam a aliviar as tensões e estimulam aumento da serotonina e sensação de bem-estar. Incluir na sua rotina momentos para meditar e estar com você mesmo, nem que seja por alguns minutos, proporcionará foco e equilíbrio para seu físico e emocional.


Existem diversas técnicas para meditações, conheça algumas e faça questão de incluí-las no seu dia a dia.  As vezes somente fechar os olhos e colocar a sua intenção no seu respirar poderá transformar o seu dia.


Os óleos essenciais podem ser usados a seu favor, para uma noite de sono regeneradora.

Diminuir o consumo de químicos e introduzir cada vez mais produtos naturais nas nossas vidas, é essencial para mantermos o nosso físico e mental equilibrados.

Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas e são muito potentes.  Não podem ser usados puros na pele, já que possuem atividade volátil. O ideal é sempre associar os óleos essenciais a uma base vegetal, que chamamos de bases carreadoras. Gosto muito de misturar o óleo essencial com óleos vegetais, cremes neutros ou géis de aloe vera, também neutros e sem odor.


Cada planta possui um ativo molecular específico que deverá ser o mesmo ativo do óleo essencial. São usados na Aromaterapia como uma ferramenta de apoio para saúde, equilíbrio e bem-estar, e são mundialmente conhecidos por agir em questões terapêuticas diversas com grande funcionalidade.


À noite, é o momento que mais sofremos com pensamento repetitivos que ganham formatos intangíveis e com certeza trarão sensação de impotência, angústia e início de depressão, interferindo no seu sono.

Nos tempos em que vivemos, com COVID e doenças degenerativas em alta, como derrames, desequilíbrio mental e câncer, focar em pensamentos positivos é essencial para o organismo familiar estar sempre em harmonia.



O óleo mais usado para diminuir ansiedade, trazer relaxamento e paz é o óleo de lavanda da espécie Lavandula angustifólia ou officinalis (conhecida mundialmente como lavanda francesa). Existem outros óleos que ajudam nessa mesma atividade, como o de erva doce, camomila, gerânio e até o ylang ylang associados ou não com alguns óleos cítricos, que podem ser laranja doce, grapefruit, petitgrain ou bergamota. Você deve usar os óleos essenciais misturados e associados aos óleos vegetais, géis, ou cremes neutros. No caso de insônia, o momento ideal para aplica-los seria de noite, após um banho relaxante, e antes de dormir.


Nunca use os óleos essenciais puros na pele.


Sugestão de uso no corpo: proporção ideal é 5 ml ou 6 ml de óleo base, ou 2 colheres de sopa de gel, ou creme neutro + 2 gotas de óleo essencial puros

(misture o suficiente para aplicar no corpo podendo estender para a região dos pés, não guarde a mistura por mais de 48 horas. Atenção para deixar os óleos sempre em temperatura ambiente, em local fresco e longe do sol.


No ambiente, via olfativa: os óleos devem ser usados, através de difusores a vela, com lâmpada, tomada, peebles de cerâmicas ou ultrassônicos. A proporção para um local de até 50m é de 10 ou 15 gotas para uma exposição sensorial olfativa de 3 ou 4 horas.

Existem também colares pessoais aromáticos ou bastões aromáticos (aromasticks) onde você pinga 1 gota de óleo essencial e consegue ter a atividade da aromaterapia por até 1 ou 2 horas.

Nosso equilíbrio físico e mental reflete diretamente no nosso organismo e age diretamente na nossa família, no trabalho e ambiente social.

Se você está feliz e conseguindo ter sucesso, sua egrégora estará sempre energizada e seguindo para a luz. 

Lembre-se que você pode fazer a diferença sempre.


Dicas

Para Insônia e pensamentos repetitivos:

Proporcionará aconchego, tranquilidade, um verdadeiro “colo de mãe”.

Corpo:  1 gota de lavanda + 1 gota de gerânio + 5ml ou 6ml de óleo base (amêndoas doces, semente de uva, jojoba) ou 2 colheres de sopa de gel, ou creme neutro

Misture o suficiente para aplicar no corpo podendo estender para a região dos pés, não guarde a mistura por mais de 48 horas. Use após o banho e de noite, antes do dormir.

Obs: Se você não gosta do aroma da lavanda, pode substituir por: erva doce ou camomila.

No caso do gerânio, pode substituir por ylang ylang ou até o óleo essencial de palmarosa.


Para Insônia e início de depressão:

Proporcionará alegria, descontração, sensação de calma e tranquilidade.

Corpo:  1 gota de lavanda + 1 gota de laranja doce + 5ml ou 6ml de óleo base (amêndoas doces, semente de uva, jojoba) ou 2 colheres de sopa de gel, ou creme neutro

Misture o suficiente para aplicar no corpo podendo estender para a região dos pés, não guarde a mistura por mais de 48 horas. Use após o banho e de noite, antes do dormir.

Obs: Se você não gosta do aroma da lavanda, pode substituir por: erva doce ou camomila.

No caso da laranja doce, pode substituir por grapefruit, petitgrain ou bergamota.


Fonte: Diário Popular IPTV - Coluna Aromas da Nova Era https://www.diariopopulardesp.com.br/colunistas/post/insonia-e-falta-de-energia-no-dia-seguinte/128/


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