top of page
Buscar
  • Foto do escritorCristiane Pagliuchi

Hidratação e Refrescância para Dias Quentes

Para refrescar e hidratar o organismo, devemos manter equilibrado o manto hídrico da pele. Saiba como usar as águas termais a seu favor.

Por Cristiane Pagliuchi

Eng. cosmética

Idealizadora da loja conceito Aromastock

Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.




Em dias com temperatura acima de 26 graus, o corpo sente muito calor e a pressão pode até abaixar.

Em dias assim, é preciso cuidar de nossa hidratação e ingerir mais água. Ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo pois mais de 60% do nosso corpo é composto de água.


Atente-se ao seu corpo! Fala-se muito e de forma generalizada que 2 litros, ou aproximadamente 10 copos de água, é o mínimo que devemos consumir diariamente. Atenção, essa quantidade deve ser equilibrada ao seu tipo de alimentação, quantidade de exercícios realizados e em qual temperatura se expõe.


Por exemplo, quem pratica exercícios físicos intensos todos os dias precisa ingerir mais água do que as pessoas que praticam exercícios leves. Se o metabolismo é mais acelerado, também necessitará de maior quantidade diária de água, quanto maior o peso corporal, maior as quantidades de água envolvida.


Comidas mais salgadas e bebidas alcoólicas desidratam o corpo, se for ingerir esses produtos, lembre-se de tomar o dobro de água.


Para refrescar e hidratar o organismo, devemos manter equilibrado o manto hídrico da pele, além de tomar água e líquidos refrescantes, podemos utilizar as águas termais aromáticas a nosso favor. Elas são ricas em ativos naturais e minerais, ajudam na nutrição e proteção da pele, além de ser uma grande aliada em dias de calor.


Usar as águas termais como base para fazer sprays refrescantes é uma ótima saída para os dias quentes em ambientes fechados e sem contato com ar fresco.


Podemos misturar a água termal junto com óleos essenciais naturais de eucalipto, menta e até de alecrim. Nesse caso, coloque 200 ml de água termal com 4 gotas de óleo essencial de eucalipto, 2 de alecrim e 4 de menta. O aroma fica suave, mas proporcionará ao organismo mais energia, atenção, alegria e frescor.


Na aromaterapia, essa sinergia é bastante usada para ajudar no sistema circulatório, além de tonificar a musculatura e a pele, possui propriedades vasodilatadora, descongestionante, expectorante, tônico digestivo, espasmódica, refrescante e revigorante. Age positivamente no esgotamento físico, tonturas e na pressão baixa.


Esse aroma combina com ambientes coorporativos e de estudo e que exijam concentração. Deve ser usado sempre de dia e sem contato com os raios solares. É excelente para borrifar nos braços e por cima da cabeça, em direção aos cabelos e lateral do rosto. Aplique a cada 1 ou 2 horas, 4x ao dia, no máximo.


As águas termais são derivadas de uma fase do processo de destilação por arraste de vapor, onde também são extraídos os óleos essenciais. É uma matéria prima única que apresenta as mesmas atividades dos óleos essenciais, mas sempre em quantidades moleculares menores do que se comparado aos óleos puros, por isso, indico a mistura dos dois. Elas são excelentes hidratantes e podem ser usadas para limpeza da pele se usadas puras. Algumas pessoas usam com o primer antes da maquiagem ou após, para torná-la mais homogênea. São ricas em minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco.


Existem 5 diferentes tipos de águas termais, a de alecrim, lavanda, erva-cidreira, menta e de gerânio.

Saiba como escolher a base ideal para o seu spray refrescante:


Água termal de alecrim tem propriedades tonificantes, enrijecedoras, hidratantes, vasodilatadoras e fortalece os tecidos de forma geral.

Água termal de lavanda possui propriedades relaxantes, tranquilizantes, equilibrantes e hidratantes.


Água termal de erva-cidreira é excelente contra oleosidade, é hidratante, calmante, antiacne e equilibrante.


Água termal de menta proporciona refrescância, adelga a pele, hidrata e tonifica.

A água termal de gerânio já age como anti-aging natural, é antirrugas, clareadora e hidratante para a pele.


Para escolher os óleos essenciais ideais para o seu spray de água termal, pense na ação que deseja e a atividade de cada óleo. Lembrando que eles são mais potentes do que as águas termais, cada 1 gota de óleo essencial são, em média, 30 gramas de planta. Suas atividades são as mesmas das águas, porém é bem mais concentrado.


Refresque-se! Aproveite o melhor do verão, sem deixar o calor te “derreter”. Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética e Sócia-diretora WNF


Fonte: Diário Popular IPTV - Coluna Aromas da Nova Era https://www.diariopopulardesp.com.br/colunistas/post/hidratacao-e-refrescancia-para-dias-quentes/370/


5 visualizações0 comentário
bottom of page