top of page
Buscar
  • Foto do escritorCristiane Pagliuchi

Aromaterapia como porta de entrada para o bem-estar

A técnica que envolve óleos e florais é eficaz contra o estresse e a angústia por Paula Roschel



As apressadas 24 horas de um dia parecem mais fugazes com o passar dos anos. Entre acordar e ir para a cama novamente ocorre um excesso de tarefas tão discrepantes, em alguns momentos, que parece ser inevitável sentir o estresse e a ansiedade. Tal sensação pode ser visualizada em números. Segundo a plataforma de balizamento de pesquisas “Google Trends”, a palavra ‘angústia’ teve aumento expressivo de procura nos últimos meses. Como aliviar então tamanho desconforto emocional que parece afetar tanta gente?

Uma pesquisa do psicólogo Alberto Filgueiras, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), sugere que a incidência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse pode ter dobrado durante as primeiras quatro semanas de quarentena. Durante o período de reclusão, a saída é buscar alternativas, principalmente se elas forem naturais e de fácil acesso - através dos vegetais.


Foto: Pexels.


Óleos e florais

Os florais alquímicos e os óleos essenciais são compostos orgânicos que podem ser utilizados para adquirir o bem-estar, a partir do reino vegetal. Eles podem até servir como terapias alternativas para questões como a ansiedade e a depressão.

“Cada planta possui um ativo molecular específico. Ele é usado na aromaterapia como uma ferramenta de apoio para saúde, equilíbrio e bem-estar”, explica Cristiane Pagliuchi, aromaterapeuta, osmóloga, engenheira cosmética da WNF e diretora científica da label Vegana.


Foto: Pexels.


Essenciais

Cada planta tem diferentes efeitos no corpo. Para ansiedade e estresse, por exemplo, o óleo mais usado é de lavanda da espécie lavandula angustifolia ou officinalis (conhecida mundialmente como lavanda francesa), que proporciona a diminuição da ansiedade e auxilia no relaxamento físico e mental. “Existem outros óleos que ajudam nessa mesma atividade, como a erva-doce e a camomila”, revela Cristiane Pagliuchi.

Além das opções calmantes, Joel Aleixo, alquimista da AlkhemyLab by Joel Aleixo, também salienta que muitas vezes os sentimentos de estresse e ansiedade também podem gerar apatia. Neste caso, a escolha deve ser por óleos essenciais estimulantes, como a pimenta-preta, que também é desintoxicante, e o alecrim, recomendado para depressão, pois é cardiotônico e cheio de vitaminas que melhoram a parte respiratória e cardíaca. "O manjericão é indicado para o combate ao estresse, pois promove o equilíbrio mental", diz o expert.


Proporção

Os óleos essenciais podem ser usados diretamente na pele, após o banho, a noite ou antes de dormir, associados a um óleo neutro vegetal - ou creme neutro.

A proporção ideal é de 5ml de óleo base para 2 gotas de óleo essencial. É recomendado, da mesma forma, utilizar a substância por meio da difusão aérea, com 10 ou 15 gotas a cada 3 horas, através de difusores a vela, com lâmpada, tomada ou ultrassônicos.

“Na hora de escolher qual usar, fatores como certificação de pureza, testagem e autenticidade dos óleos devem ser levados em consideração, além de entender os benefícios que cada um oferece”, explica Tarika Palmieri, terapeuta do Kurma Spa.


Foto: Pexels.


Para tomar

Por fim, a aromaterapia pode vir bastante sutil através do consumo de chás. A prática é considerada por muitos como um verdadeiro passo de reflexão, principalmente em culturas orientais. "Para nós, japoneses, a cerimônia do chá pode ser considerada como a arte do caminho em forma de meditação. Uma filosofia de vida focada em um processo espiritual baseado em quatro conceitos básicos: Wa Kei Sei Jaku, que significa harmonia, respeito, pureza e tranquilidade”, explica Mami Fumioka, vice-presidente da Quickly Travel.

- Difusor Petal, DoTERRA

- Imunosinergia Spray Corporal, AlkhemyLab

- Óleo Essencial Lavanda, WNF

- Óleo Essencial Copaíba, Young Living

- Chá Infusões Laranja Citrus, Talchá


Fonte: L´Officiel https://www.revistalofficiel.com.br/wellness/aromaterapia-como-porta-de-entrada-para-o-bem-estar


5 visualizações0 comentário
bottom of page