top of page
Buscar
  • Foto do escritorCristiane Pagliuchi

O poder do Manjericão

Por Cristiane Pagliuchi

Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO

Esse óleo essencial é extraído por destilação da planta inteira, da espécie Ocimum basilicum, colhida após florada, sempre em abril e em setembro. É originário da região da Índia.

A força das ervas digestivas está concentrada no Óleo Essencial de Manjericão, seu aroma é suave, refrescante e herbal, semelhante ao aroma de anis e de hortelã juntos, estimula a digestão, o apetite e assimilação de alimentos. No corpo é tônico e ajuda a fortalecer sistema digestório.

Equilibra naturalmente as emoções que afetam o trato digestivo, alivia o nervosismo, o estresse e a ansiedade.

CURIOSIDADES SOBRE O MANJERICÃO

Seu óleo essencial é muito utilizado pela medicina ayurveda (indiana), há mais de 4.000 anos. É uma erva considerada sagrada entre alguns povos hindus por afastar tristezas e trazer de volta a alegria, vitalidade física e emocional. Conhecida também como um símbolo de amor e coragem.



BENEFÍCIOS PARA O CORPO

Perfeito para quem quer ficar em paz com seu estômago e resgatar o prazer em comer. Muito usado para flatulências, má digestão, prisão de ventre, infecções intestinais e cólicas pontuais. Ajuda a controlar náuseas. É carminativo e diurético.

Pode ser usado em sinergia com óleo essencial de Menta, Lavanda, Gerânio e Palmarosa para ajudar durante o climatério, menopausa e TPM.

Como antisséptico e antifungicida, para unhas e micoses, pode ser usado em sinergia com óleos de Melaleuca, Cravo e Tomilho.

Auxilia no equilíbrio digestório e perdas de apetite quando associado aos óleos essenciais cítricos como o de Laranja doce, Bergamota, Petitgrain ou Grapefruit.


BENEFÍCIOS PARA O EMOCIONAL

É um excelente equilibrador nervoso, da ansiedade e insegurança.

Traz harmonia para mente e corpo, equilíbrio de humor e desapego com matéria.

Auxilia em estados de estafa, cansaço mental e exaustão.


FORMAS DE USO

Para difusão aérea, por meio de difusores à vela, elétrico ou ultrassônicos, pingue até quinze gotas.

Em colares aromáticos pessoais, aplique uma gota por até uma hora ao dia.

No spray, dilua a 2% ou 3%.

Para uso no corpo, deve ser sempre associado a uma base carreadora do tipo: óleo vegetal ou creme neutro. A proporção corporal é de 4ml de óleo vegetal para uma, no máximo duas, gotas do óleo essencial ou uma colher rasa de creme neutro para cada uma gota de óleo essencial.


USE COM SEGURANÇA

Uso externo, não ingerir. Evite contato com o sol durante o tratamento. Mantenha fora do alcance de crianças. Evite a exposição do produto à luz solar e às variações de temperatura.



24 visualizações0 comentário
bottom of page