top of page
Buscar
  • Foto do escritorCristiane Pagliuchi

Você sabe o que é ESG?

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo. ESG é uma sigla que significa "Environmental, Social and Governance”, o que em tradução livre para o português seria: “Ambiental, Social e Governança”. São esses os critérios que caracterizam empresas éticas, sustentáveis e ambiental e socialmente responsáveis, que vêm crescendo como uma tendência na sociedade contemporânea.



Esses três pilares são utilizados para avaliar se uma empresa gera impactos positivos para o planeta, fomenta a sustentabilidade empresarial e tem papel de empregadora social com governança coorporativa exemplar. Muito mais que uma sigla, adotar as práticas ESG é um compromisso socioambiental que deve permear todas as iniciativas de uma empresa.


Empresas ESG são engajadas com não só com causas sociais e ações de preservação com o meio ambiente, mas também se preocupam com a boa governança corporativa, fomentando a transparência e combatendo a corrupção. Além disso, se importam com o desenvolvimento de seus produtos, embalagens, possível reciclagem de seus resíduos e os impactos gerais de suas atividades.


Outro ponto interessante de ser considerado é que, nos dias de hoje, as questões ambientais, sociais e de governança também têm seu peso em análises de risco e nas decisões de investimentos empresariais, sendo bastante valorizadas nesse sentido. A empresa WNF (World Natural Fragrances) está no mercado a mais de 26 anos e busca adotar políticas que colocam as práticas ESG em ação.


O principal produto da empresa são os óleos essenciais: ativos naturais provenientes de plantas aromáticas e que tratam a parte física, mental e emocional do ser humano.


Muito poderosos, cada gota de óleos essenciais equivale em média 30 gramas de planta in natura (por isso, esses produtos devem ser utilizados sempre associados a alguma base carreadora e nunca puros na pele).



Conheça algumas práticas da WNF em prol de um desenvolvimento ESG:

A empresa é proprietária de uma fazenda na região de Minas Gerais voltada para o plantio de plantas aromáticas. Ali é feito o cultivo de plantas, destilação e extração dos óleos essenciais nacionais comercializados pela empresa.


Na Fazenda das Lavandas WNF, 80% da área é destinada ao reflorestamento, sendo que a forma de plantio contribui com a preservação das abelhas e outros polinizadores locais, alinhados ao método de cultivo Biodinâmico. A produção é consciente, sustentável, respeita o meio ambiente e seus ciclos naturais.


Nosso sistema de trabalho incentiva a agricultura familiar e orgânica, com certificação IBD e Orgânicos do Brasil.


A empresa WNF é 100% brasileira, certificada ISSO 9001, certificada IBD Orgânicos e produz produtos veganos, livre de crueldade em animais e sem parabenos.


Além de tudo, ainda faz parte do grupo de empresas que integram o Pacto Global da ONU.

Dessa forma podemos dizer que ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socioambientalmente responsável, consciente, sustentável e corretamente administrada e gerenciada. A WNF está dentro desses parâmetros e por isso pode ser considerada uma empresa ESG em constante aprimoramento e evolução.

Curiosidade:

De acordo com a Forbes, existem mais de 600 fundos de índices focados em sustentabilidade apenas nos EUA, gerando capacidade de mais de 25 bilhões em ativos. Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br Fonte: Cristiane Pagliuchi para WNF #Aromaterapia #CristianePagliuchi #oleoessencial #oleosessenciais #wnf #aromastock #wnfoficial #aromastockoficial #esg #pactoglobalonu #ibd #iso9001

27 visualizações0 comentário
bottom of page