top of page
Buscar
  • Foto do escritorCristiane Pagliuchi

Óleo de Copaíba Pronto para uso na Pele e Cabelo

Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo. Óleo pronto para uso da WNF é formulado na concentração de 3% de Óleo Essencial de Resina Copaíba WNF diluído em Óleo Vegetal de Abacate WNF.


A resina de copaíba é utilizada tradicionalmente pelos povos indígenas de forma medicinal há séculos. Sua história começa a ser documentada em 1534, quando Pethus Martins cita o uso de um remédio poderosíssimo chamado Copei, para tratar feridas e inflamações diversas. Os indígenas provavelmente descobriram o poder da Copaíba observando o comportamento de animais feridos que se esfregavam nos troncos da árvore.


Originário da Amazônia Brasileira, o Óleo Essencial Resina Copaíba WNF é rico em beta-cariofileno (35 a 50%), alfa-humuleno e alfa-copaeno, sendo composto por 97,4% de sesquiterpenos, com presença de ácido copálico na cromatografia gasosa.


Trata-se de um excelente anti-inflamatório, antisséptico, bactericida, emoliente e regenerador celular. É indicado principalmente para afecções de pele; dores musculares, articulares e reumáticas; podendo ainda auxiliar em problemas no trato gastrointestinal e respiratório.


Seu componente majoritário, β-cariofileno, liga-se ao receptor CB2 no sistema endocanabinoide, resultando em importante ação anti-inflamatória. Apresenta também ação angiogênica, favorecendo a formação de novos vasos sanguíneos. Alivia dores musculares, articulares reumáticas, pancadas e hematomas. Excelente em blends para massagens. Auxilia também no tratamento de quadros clínicos de dor de garganta e sangramento gengival.


A copaíba é mundialmente conhecida por sua ação antisséptica, bactericida, anti-inflamatória e regeneradora celular. É um óleo muito versátil, podendo ser usado da cabeça aos pés.


O óleo pronto para uso é um ótimo protetor da pele, apresentando ação regenerativa; anti-aging; anti-acne; emoliente; cicatrizante; anti-inflamatória em afecções como dermatites, picadas e pequenos cortes ou machucados; favorece a hidratação e o controle da oleosidade; reduz a aparência de manchas escuras, cicatrizes, celulite e estrias. No uso capilar, auxilia no equilíbrio da oleosidade e alívio dos sintomas da psoríase, proporcionando mais força e saúde ao couro cabeludo e fios. Como o óleo essencial resina de copaíba está diluído em óleo vegetal de abacate, fica mais prático para uso direto no couro cabeludo, cabelos e pele. A concentração de 3% é considerada segura para diversas técnicas de aplicação.


O Óleo Vegetal de Abacate é utilizado como veículo em diversos procedimentos estéticos. Rico em vitamina A, B1, B2 e C e ácido oleico. Apresenta boa compatibilidade com a pele, fornecendo importantes componentes que hidratam e recuperam o manto hidrolipídico.


Doa brilho aos cabelos e recupera as cutículas dos fios.


É uma excelente base para o uso de óleos essenciais, principalmente o óleo essencial de copaíba, possui densidade baixa e seu sensorial é leve e suave.





Modo de usar:

**Uso facial e corporal: Aplique uma pequena porção nas mãos e espalhe pela pele na área desejada e massageie até completa absorção. Ideal para afecções de pele; dores musculares, articulares e reumáticas; pancadas; acne; picadas e pequenos cortes.


**Uso capilar: Com os cabelos limpos e secos, aplique no couro cabeludo e/ou cabelos, em quantidade suficiente para aplicar em toda área, massageando suavemente. Deixe agir por até 10 minutos e lave normalmente como de costume. Ideal para proporcionar mais força, para equilíbrio da oleosidade e alívio da psoríase. Atenção: para lavagem indicamos a linha Vegana ou Ethereal Plasma de shampoos e condicionadores.




Aroma: amadeirado; acre lenhoso e balsâmico.


Cuidados:

• Antes de usar faça o teste de sensibilização cutânea, passe uma gota pura no antebraço e aguarde até 5 minutos.

• Evite o contato do produto com a região dos olhos e mucosas.

• Em caso de irritação ou contato com olhos e mucosa, lave abundantemente com água e sabão e suspenda o uso.



• Uso em gestantes, lactantes, bebês e crianças com menos de 6 anos, somente com orientação médica.

• Uso externo, não ingerir. Manter fora do alcance de crianças.

• Não utilize como bronzeador ou em exposição ao sol.

• Armazenar em local seco, fresco, ao abrigo de luz.

• Não use o mesmo óleo essencial por períodos prolongados.

• Óleos essenciais podem sofrer variações de cor e odor, sem comprometer sua funcionalidade.

• Óleos essenciais corroem plásticos e outros materiais sintéticos, armazene sempre em vidro âmbar.

• A aromaterapia não substitui tratamento médico. Deve ser utilizada com foco em prevenção e manutenção da saúde de forma complementar.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

JUNIOR, Valdir F. V.; PINTO, Angelo C. O Gênero Copaifera L. Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

LIDIAM Maia Leandro, Fabiano de Sousa Vargas, Paula Cristina Souza Barbosa, Jamilly Kelly Oliveira Neves, José Alexsandro da Silva, Valdir Florêncio da Veiga-Junior; Chemistry and Biological Activities of Terpenoids from Copaiba (Copaifera spp.) Oleoresins; Molecules, 17, 3866-3889; 2012; doi:10.3390/molecules17043866

SCOTT A. Johnson , Damian Rodriguez, Kathryn Allred; A Systematic Review of Essential Oils and the Endocannabinoid System: A Connection Worthy of Further Exploration; Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine,V. 2020, Article ID 8035301, 13 pages, 2020. https://doi.org/10.1155/2020/8035301

GALAJ, Ewa; Beta-caryophyllene inhibits cocaine addiction-related behavior by activation of PPARα and PPARγ: repurposing a FDA-approved food additive for cocaine use disorder;. Neuropsychopharmacology, v. 46, n. 4, p. 860-870, 2021

CECCARELLI, Ilaria; The CB2 agonist β-caryophyllene in male and female rats exposed to a model of persistent inflammatory pain; Frontiers in Neuroscience, v. 14, 2020

LÍGIA Reis de Moura Estevão, Juliana Pinto de Medeiros, Márcia Valéria Rizzo Scognamillo-Szabó, Liriane Baratella-Evêncio, Ednaldo Carvalho Guimarães, Cláudio Augusto Gomes da Câmara e Joaquim Evêncio-Neto; Neoangiogênese de retalhos cutâneos em ratos tratados com óleo de copaíba; Pesq. agropec. bras., Brasília, v.44, n.4, p.406-412, abr. 2009

CUNHA, Antonio Proença da; ROQUE, Odete R., NOGUEIRA; Maria T. Plantas Aromáticas e óleos essenciais composição e aplicações, Fundação Calouste Gulbekian , Lisboa, 2012

FRANCHOME, Pierre;, JOLLOIS, Roger; PENOEL, Daniel, L’aromathérapie exactement, ©Editions Roger Jollis, 2001

TISSERANT, Robert & YOUNG, Rodney, Essential Oil Safety, ©Elsevier, 2014

Banco de informações e dados de lab. Pesq e desenv. WNF.


Imagens: acervo pessoal


Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page