Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo. O óleo de coco é um dos mais versáteis e eficientes que existem hoje no mercado da beleza e bem-estar, podendo ser aplicado e usado em todas as partes, seja cabelo, face, lábios, corpo, mãos e pés, atuando também como um excelente carreador para os óleos essenciais.
É obtido a partir da prensagem da polpa do coco maduro, podendo ser seco ou in natura, ou seja, fresco.
O óleo de coco pode ser extra virgem ou fraccionado, que é refinado várias vezes. O extra virgem mantém a integridade do óleo de coco e é extraído da polpa interna do coco in natura, sendo a melhor opção no setor cosmético. Ele não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes e nem é submetido à altas temperaturas. Possui propriedades nutritivas e antioxidantes e é um ótimo aliado para os cabelos e a pele. Seu aroma é intenso e adocicado, lembrando realmente o coco in natura.
O principal ácido gordo dessa matéria prima é o ácido láurico de 12 carbonos (C12), uma excelente fonte de triglicerídeos de cadeia média.
Em temperatura ambiente, o óleo de coco extra virgem fica com aparência de manteiga, já em temperaturas mais altas, acima de 25 graus, permanece em estado líquido. Os óleos fracionados não se solidificam em nenhuma temperatura e são muito mais finos e sem odor característico.
O óleo de coco pode ser misturado a óleos vegetais para proporcionar maior absorção e ficar com um sensorial mais leve, podendo ser usados sem medo de deixar a pele ou os cabelos oleosos.
Onde usar?
CABELOS CACHEADOS, AFROS E COURO CABELUDO 1. No couro cabeludo pode acalmar eczema e psoríase, devido sua ação hidratante e umectante. Também auxilia no cuidado do couro cabeludo seco e com caspa.
2. Excelente para ser aplicado em cabelos secos e com frizz, ajuda no controle dos fios e na formação dos cachos.
CORPO E FACE 1. Pode ser usado como protetor labial e auxilia em rachaduras.
2. Na face e no corpo funciona como hidratante de uso diário, ideal também para regiões mais secas como os pés, joelhos, cotovelos e as mãos.
3. Excelente hidratante para a região dos olhos, também pode ser usado como removedor de maquiagem.
4. Pode ser usado como loção de barbear, proporcionando hidratação e suavizando a pele.
5. Após a exposição solar excessiva, auxilia no cuidado das queimaduras, especialmente se associado aos óleos essenciais de Lavanda Francesa, Lavanda Brasil ou ao de Lavandin.
6. Em massagens corporais promove excelente deslizamento, podendo ser associado a outros óleos vegetais.
7. Um aliado durante a gestação, evita o aparecimento de estrias.
8. Alivia a coceira causada por picadas de insetos, principalmente quando associado ao óleo essencial de Lavanda.
9. O óleo de coco pode ser usado como loção para peles delicadas, como as dos bebês.
Protege contra assaduras.
MÃOS E PÉS 1. Nas cutículas, atua como amolecedor.
2. Nos pés, auxilia a hidratação e recuperação em casos de rachaduras.
Como usar?
Dica: Misturado com uma porção de açúcar, se torna um excelente esfoliante corporal. Pode também ser misturado com diversas argilas naturais para renovar a pele e tratar seus desequilíbrios.
MASSAGENS EM GERAL
3 colheres de óleo de coco + 3 ml de semente de uva + 3 gotas de óleo essencial. Dosagem 2 x 1.
Relaxante: 2 gotas de óleo essencial de lavanda + 1 de gerânio ou 1 de laranja doce
Lipolitica: 2 gotas de grapefruit + 1 gota de alecrim ou 1 gota de lemongrass
Manchas corporal: 2 gotas de laranja doce e 1 gora de vetiver ou gerânio ou palmarosa
Dores nas pernas: 2 gotas de lavanda e 1 gota de wintegreen
Modo de usar:
Misture todos os óleos vegetais e essenciais que deseja, passe no corpo após o banho como hidratante corporal ou no momento de término do banho, ainda dentro do chuveiro como hidratante na pele molhada. Pode ser usado para todos os tipos de pele.
Uso com argila: Pode ser misturado nas argilas para tratamentos corporais que exijam hidratação intensa, esfoliação e adsorção de minerais. Nesse caso a argila deve ser misturada com os óleos vegetais e aplicada no corpo limpo, para posterior enxague com água pura.
CABELOS E COURO CABELUDO
2 colheres de sopa de óleo de coco + 2 ml de jojoba + 2 gotas de óleo essencial
Cachos, ressecamento e anti frizz: 1 gota de gerânio e 1 gota de ylang ylang
Modo de usar:
Misture todos os óleos vegetais e essenciais que deseja, passe no couro cabeludo e nos cabelos secos e limpos de um dia para o outro. Ou seja: um dia você lava os cabelos e vai efetuar esse protocolo no outro dia. Deixe agir por até 10 minutos, lave e condicione se necessário, como de costume. Prefira utilizar para as lavagens um shampoo da linha da WNF (World Natural Fragrances), linha Vegana ou Ethereal Plasma, para potencializar os efeitos do tratamento. Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br Fonte: Cristiane Pagliuchi para WNF #Aromaterapia #CristianePagliuchi #oleoessencial #oleosessenciais #wnf #aromastock #wnfoficial #aromastockoficial #óleoessencialcoco #óleodecoco #coco #linhavegana #etherealplasma #hidrataçãointensa #cabelos #courocabelo #face #corpo #gerânio #ylangylang #melaleuca #mentapiperita #wintergreen #vetiver #lavanda #lavandabrasil #lavadin #melaleuca #cedro #alecrim #patchouli #palmarosa #sementedeuva #girassol #palmarosa
Comments