top of page
  • Foto do escritorCristiane Pagliuchi

Redução de ansiedade e estresse: contato com a natureza através do uso de óleos essenciais

Por Cristiane Pagliuchi e Marya Clara Antunes Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


Com o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais distantes da natureza. Poucos de nós conhecem realmente os benefícios que ela traz para a saúde mental e física. Estudos mostram que o contato com a natureza desde a infância traz inúmeros benefícios para a saúde na vida adulta. E mesmo aqueles que só começam a se aproximar da natureza, mais tarde, com um pouco mais de idade podem experimentar os mesmos ganhos cognitivos.

Com o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais distantes da natureza. Poucos de nós conhecem realmente os benefícios que ela traz para a saúde mental e física. Estudos mostram que o contato com a natureza desde a infância traz inúmeros benefícios para a saúde na vida adulta. E mesmo aqueles que só começam a se aproximar da natureza, mais tarde, com um pouco mais de idade podem experimentar os mesmos ganhos cognitivos.


Passar tempo na natureza ajuda a reduzir o estresse, melhora o sono, diminui a agressividade e a ansiedade, promove a saúde cardiovascular, reduz a mortalidade, e atua como um poderoso relaxante e antidepressivo. Em outras palavras, a natureza é uma grande aliada do nosso bem-estar e da restauração cognitiva.


A relação com a natureza desenvolve uma conexão que abrange aspectos afetivos, experienciais e cognitivos, levando à proteção, cuidado e preservação do meio ambiente, além de contribuir significativamente para a saúde. Um estudo publicado no *The World Journal of Biological Psychiatry* revelou que o contato com a natureza altera a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex, o que melhora o planejamento, o desempenho cognitivo e a regulação das ações. Ou seja, estar em contato com áreas verdes é extremamente benéfico.


Como usar os óleos essenciais como ferramenta de conexão com a natureza  Convido você a incorporar três óleos essenciais e um spray em sua rotina diária para aproveitar ao máximo seus benefícios:

Além disso, a natureza nos presenteia com produtos incríveis, como os óleos essenciais.


Curiosidade: você sabia que para produzir um vidro de 10 ml de óleo essencial são necessários 30 kg de plantas?


Esses óleos têm propriedades químicas que beneficiam a saúde mental e física, seja pelo olfato ou pelo uso tópico.



Como usar os óleos essenciais como ferramenta de conexão com a natureza

Convido você a incorporar três óleos essenciais e um spray em sua rotina diária para aproveitar ao máximo seus benefícios:


1. Óleo essencial de Lavanda

2. Óleo essencial de Erva Doce

3. Óleo essencial de Laranja Doce

4. Spray Aura Noite** da linha

Vegana, WNF



Benefícios e Utilizações

Óleo Essencial de Lavanda

Redução do Cortisol: Ambos ajudam a baixar os níveis de cortisol no organismo, graças às moléculas químicas acetato de linalila e linalol, proporcionando calma e tranquilidade.

Ideal para relaxamento geral, melhora do sono e momentos de paz, especialmente se o estresse não estiver diretamente relacionado a problemas digestivos.


Óleo Essencial da Erva-Doce

Perfeita para aliviar nervosismo e estresse ligados ao estômago, como gastrite, má digestão e dores abdominais emocionais.


Óleo Essencial de Laranja Doce

Trabalha em sinergia com os outros óleos para aumentar a alegria e motivação, ajudando a combater estados emocionais negativos e trazendo mais segurança e assertividade.


Spray Aura Noite

Use antes de dormir para ajudar a melhorar sua frequência física, mental e emocional, promovendo um sono mais tranquilo.


Instruções de Uso

Aplicação no Corpo:

Dosagem Segura: Misture 6 ml de óleo vegetal, 6 colheres rasas de creme neutro ou 6 colheres de gel de aloe vera neutro com 3 gotas de óleo essencial.

- 1 gota de cada óleo essencial (Lavanda, Erva Doce, Laranja Doce).

- 2 gotas de Lavanda e 1 de Erva Doce, ou vice-versa.


Coloque a mistura em um pote limpo e seco com tampa ou uma xícara coberta com um pires, e mantenha longe do sol em temperatura ambiente. Utilize a mistura por até uma semana. Aplique no ventre, abdômen, costas e entre as pernas, especialmente após o banho.


Uso no Ambiente:

Difusor Ultrassônico ou a Vela: Adicione 10 a 15 gotas dos óleos essenciais na água e use por até 3 horas diárias, durante no máximo 21 dias consecutivos. Depois, ajuste conforme necessário.

Spray Aura Noite: Borrife nos travesseiros e pulsos antes de dormir para intensificar os benefícios.


Explore essas combinações de óleos essenciais e o spray Aura Noite, e descubra como esses produtos podem transformar seu bem-estar diário! Ah, lembre-se sempre de diluir os óleos essenciais adequadamente e realizar um teste de sensibilidade na pele antes de usar topicamente.


Não subestime o poder da natureza. Reserve um tempo para se reconectar com ela e sinta a diferença em sua vida. 🌿✨


Conhece alguém que usa aromaterapia? Compartilhe :)

 


Gostou do conteúdo?

Nos siga nas redes sociais ou faça conosco cursos online: EAD.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page