Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo. Na região da Amazônia que inclui os estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e parte do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, vivem cerca de 180 povos indígenas, somando uma população de aproximadamente 440 mil indivíduos, além dos povos isolados. Uma rica diversidade vivendo em diferentes situações de relação e contato com os povos das sociedades não indígenas.
Os povos dessa região são: Korubos, Marubos, Yanomamis, Macuxis, Suruwaha, Kamayurás, Waurás, Ticunas, Boras, Perarrãs, Jumas, Awás, Zo´es, Ashininkas, Yawanawás, Tukanos, Tatuyos, Xingus, Banawás, Barás, entre outros.
É na Amazônia que está concentrada a maior população indígena com cultura preservada do Brasil. A cada dez anos a FUNAI registra atividades entre os indígenas, principalmente nas regiões de Rondônia, Mato Grosso e Maranhão, onde encontram as tribos mais isoladas, que não mantem relações com o homem urbanizado. Analisando raras imagens desses povos podemos dizer que eles vivem nus, produzem seus próprios alimentos, fabricam suas ferramentas e falam línguas não identificadas, mas seus rituais e crenças ainda são uma incógnita. Esses povos evitam o contato com outros grupos e lutam contra tentativas de aproximação. Cuidam do seu território e não aceitam tentativas de contato, se protegendo com flechas e técnicas de lutas. Se camuflam com facilidade na floresta, são violentos e difíceis de serem encontrados.
"Estive na Amazônia e vivi de perto uma experiência incrível. O contato com esses povos, conhecer um pouco da cultura, dos rituais. Sentir a natureza e realmente ter a certeza de que ela é capaz de fornecer tudo aquilo que precisamos e que nós temos de fato a obrigação de cuidar e zelar por esse patrimônio.
Se você nunca esteve imerso em uma vivência assim, é hora de começar a planejar essa “fuga”. Reconectar-se.
Essa é a palavra, mais do que palavra, a sensação."
Já os indígenas registrados que vivem na Floresta Amazônica, em sua maioria, vivem da seguinte forma: dormem em redes dentro de ocas comunitárias e, como seus antepassados, caçam, pescam, cultivam vários alimentos, falam línguas nativas e na maioria sabem se comunicar em português. Suas crenças e ritos são conectados com a natureza e aos elementos naturais da floresta. São mais de 2000 espécies de plantas identificadas como de utilidade na alimentação e na medicina, mais esse número cresce a cada dia, por conta de novas descobertas da flora Amazônica. Os índios utilizam as plantas e seus princípios ativos em diversas medicinas. Muitas delas podem ser usadas maceradas, como unguentos, puros ou associados a banhas de animais ou óleos vegetais.
As plantas terapêuticas mais utilizadas são: Mulungu, Jambu, Andiroba e a Copaíba. A WNF possui em seu portfolio a melhor Copaíba produzida na Amazonas.
Esta árvore pode viver até 400 anos e atingir altura de 40 m. Do seu trono, caule, extraímos um óleo resinoso essencial que serve para inflamações de garganta, da boca, na musculatura em geral e como expectorante. É um excelente antisséptico natural, com atividade cicatrizante e de renovação celular dos tecidos. Age positivamente em quadros de dermatites, urticarias, psoríases, caspa, micoses, acnes, herpes, feridas, picadas de insetos, picadas de cobras e aranhas. Esse ativo pode ser usado puro na pele, ou associado a cremes, óleos vegetais e manteigas.
A WNF por ser uma empresa de valores ESG apoia o cultivo e extração desse óleo essencial na região Amazônica. Ela é parceira e está associada a comunidades que exploram a Copaíba como matéria prima diferenciada para as indústrias farmacêuticas e cosméticas, com o objetivo de fracionamento e produção de cosméticos veganos e naturais, com o devido cuidado para não prejudicar a espécie.
Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br
Fonte: Blog Aromastock #Aromaterapia #CristianePagliuchi #oleoessencial #oleosessenciais #wnf #aromastock #wnfoficial #aromastockoficial #ativosnaturais #alíviodedormuscular #regeneraçãocelular #linhavegana #saúde #doresmusculares #torcicolo #síndromedolorosamiofascial #síndromedetensãocervical #Hérniadedisco #gerânio #wintergreen #mentapiperita #lavanda #lavandabrasil #petitgrain
Comments